Perguntas Frequentes
Escola
Como funciona a Escola Virtual SOF?
A Escola Virtual SOF é o ambiente de educação à distância da Secretaria de Orçamento Federal que oferece cursos sobre o tema Orçamento Público para servidores públicos e sociedade em geral. Os cursos podem ser com ou sem tutoria. Nos cursos com tutoria, além do material didático, o participante conta com o apoio de um mediador que auxilia a aprendizagem dos alunos. Já nos cursos sem tutoria, o participante realiza as atividades previstas com o apoio do material didático oferecido no site da Escola.
O site da Escola Virtual é seguro?
Sim, é totalmente seguro. A Escola Virtual SOF utiliza os mais modernos recursos de segurança.
Qual a forma de contato com a Escola Virtual?
Através da página "Fale Conosco" em nossa página ou pelo e-mail escolavirtualsof@planejamento.gov.br.
Acesso aos cursos
Como eu faço para me inscrever na Escola Virtual SOF?
Clique em "Cadastramento de Usuários", preencha seus dados e clique em "enviar". A Escola enviará um e-mail com as intruções de login e senha.
Como faço para realizar a matrícula nos cursos?
Basta acessar o site com seu login (CPF) e senha, clicar no curso desejado e proceder a inscrição. Se o curso escolhido for sem tutoria você já pode iniciar seus estudos. Caso o curso seja com tutoria, você só poderá iniciar o curso na data estipulada.
Como faço para acessar os cursos?
No espaço Acesso digite seu CPF e senha.
Qual a configuração mínima que eu preciso ter em meu computador?
O ambiente pode ser acessado em sistemas operacionais Windows (Windows XP ou superior), MAC OS e distribuições do Linux (desde que possuem interface gráfica):
- Computador com processador mínimo de 1Ghz;
- Memória mínima de 512 MB;
- Kit multimídia (placa de som e caixas acústicas ou fone de ouvido);
- Conexão de internet banda larga 200 Kbps (mínimo);
- Resolução de tela de 1024x768;
- Navegador de Internet (Recomenda-se a utilização do Mozilla Firefox 3 ou superior. Entretanto, é compatível com Internet Explorer 8, Google Chrome 4, Opera 9);
- Adobe Acrobat Reader (a partir da versão 7.0).
Cadastro
Ao efetuar a minha inscrição, o sistema informa que eu já possuo cadastro. Como devo proceder?
Solicite o reenvio de seu login e senha na opção "Esqueci minha senha" no espaço acesso. Em caso de dúvidas envie-nos um e-mail utilizando a opção "Fale Conosco".
Certificado de Conclusão
Como faço para imprimir o Certificado de Conclusão?
Ao finalizar o curso com, no mínimo, 60% de aproveitamento, siga os passos abaixo para imprimir seu certificado:
- Acesse seu curso;
- Em Atividades clique em Certificados;
- Clique em Certificado e depois em Obtenha Certificado;
- Clique em imprimir.
Login e Senha
Não lembro meu login e senha. Como devo proceder?
No espaço "Acesso", clique em "Esqueci minha senha". Abrirá uma caixa para você preencher o seu CPF, clique em "Enviar" Você receberá uma nova senha no seu e-mail cadastrado.
Outras
A Escola Virtual tem parceria com Faculdades, Universidades ou outras entidades?
Sim. Temos como parceiros a Universidade de Brasília, o Banco do Brasil e a Advocacia Geral da União.
Sobre os Cursos Oferecidos
Como faço para ter acesso à avaliação final do curso?
Esta resposta se encontra no Guia do Aluno.
E se eu não conseguir a pontuação mínima necessária para ser aprovado(a) no curso, o que devo fazer?
Inscreva-se novamente no curso.
Existe um prazo para conclusão do curso?
Sim. Verificar no guia do aluno.
Os cursos oferecidos pela Escola Virtual são gratuitos?
Sim.
Posso fazer mais de um curso ao mesmo tempo?
Não é recomendado, uma vez que o participante precisa se dedicar diariamente aos estudos e demais atividades propostas. A sobrecarga de cursos poderia levar o aluno a não conclusão de todas as etapas e a consequente evasão do curso.
Última atualização: terça, 17 março 2015, 14:43